Na manhã dessa quinta-feira (03/08), o diretor do Departamento do Programa Calha Norte, General de Divisão R1, Ubiratan Poty, recebeu a comitiva da União Brasileira de Apoio aos Municípios (UBAM). tendo a frente o presidente nacional da entidade representativa dos Municípios, Leo Santana. Participaram também da reunião o Coronel Armindo Nunes de Medeiros Júnior, (chefe do Núcleo de Planejamento estratégico do Ministério da Defesa) e o Secretário de Relações Institucionais da UBAM no Estado do Tocantins, Alex Kawano.
No encontro, que aconteceu no Ministério da Defesa, o presidente nacional da UBAM, Leo Santana, expôs a preocupação da entidade em relação ao apoio que precisam os menores Municípios do país, inclusive na área de infraestrutura das escolas municipais, construção de cisternas, em áreas do Nordeste, já que o Programa Calha Norte atua em cidades do Maranhão.
Leo Santana destacou o objetivo da UBAM em viabilizar a destinação de recursos oriundos de Emendas Parlamentares, a serem destinadas para Municípios da Região Norte e Nordeste, solicitando que esses projetos sejam administrados pelo Programa Calha Norte, considerando a pontualidade e o trabalho sério do Programa, sob a competente gestão do General Poty.
O Programa Calha Norte (PCN) foi criado em 1985, pelo Governo Federal, diante de uma preocupação dos militares sobre a causa amazônica.
Desde 1999, sob a coordenação do Ministério da Defesa, o Calha Norte tem o propósito de promover a ocupação territorial e o desenvolvimento ordenado e sustentável da Região Amazônica, com abrangência em 379 municípios.
Criado em 1985 e integrado ao Ministério da Defesa desde 1999, o Programa Calha Norte (PCN) tem a missão de contribuir para a manutenção da soberania nacional, a integridade territorial e a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável na sua área de atuação.
Também busca a promoção do desenvolvimento sustentável; a ocupação de vazios estratégicos; a melhoria do padrão de vida das populações; a modernização do sistema de gestão municipal e o fortalecimento das atividades econômicas estaduais e municipais da região onde atua.
Agência UBAM