quinta, 13 de outubro de 2022 - 15:31h
Paraíba triplica geração de energia eólica e Encontro ‘Nordeste Unido pelo Desenvolvimento’ vai debater potencialidade na região
.
Por:

Em pouco mais de um ano, a Paraíba mais que triplicou a capacidade instalada de geração de energia eólica, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em setembro de 2020, o Estado tinha 15 parques eólicos com capacidade instalada de 157 MW. Suficiente para abastecer 78.500 domicílios. O Nordeste como um todo tem se destacado, cada vez mais, dentro e fora do Brasil pela produção de energia limpa. Somente no mês de agosto, a energia média gerada em um dia chegou a 13.380 mwa, suficiente para suprir toda a região e ainda exportar uma parte para o restante do País.

A produção de energia limpa será um dos temas discutidos durante ‘Encontro ‘Nordeste Unido pelo Desenvolvimento’ promovido pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e a Confederação das Associações de Municípios (CNM). Entre os debatedores estão o prefeito de Santa Luzia, José Alexandre; o prefeito de São José do Sabugi, João Domiciano Dantas Segundo; além do Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração da ANEEL, Carlos Eduardo Cabral Carvalho e o Superintendente Executivo de Governo da C aixa Econômica Federal, Martoni Sobral. O evento vai reunir os presidentes de associações municipalistas do Nordeste e acontece na próxima sexta-feira (14), em João Pessoa. 

Na região Nordeste, a Paraíba fica atrás dos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Piauí e Pernambuco. Os investimentos na Paraíba, nos últimos anos, já passam dos R$ 3 bilhões, de acordo com o Governo do Estado. Até o fim de 2023, serão mais 17 parques eólicos. Os empreendimentos já estão autorizados. Segundo a Aneel, a potência instalada será de mais 693 MW. O suficiente para abastecer mais de 346 mil famílias.

O ‘Encontro Nordeste Unido pelo Desenvolvimento’ tem como objetivo discutir estratégias socioeconômicas que fomentem o desenvolvimento para a região, buscando encontrar soluções para projetos comuns às cidades. Também garante a defesa das pautas que tramitam no Congresso e que são importantes para o fortalecimento das políticas públicas municipais e dos estados.

“Teremos um grande encontro para discutir as potencialidades da nossa região e também as pautas prioritárias dos municípios. O Nordeste vai se encontrar em João Pessoa e aqui teremos debates importantes como as potencialidades turísticas da Paraíba, energia limpa e financiamento para energia renovável; além de novas tecnologias que auxiliam no dia a dia das gestões municipais”, disse George Coelho, presidente da Famup.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

UBAM - União Brasileira de Apoio aos Municípios
SEDE NACIONAL - SHN, Ed. Le Quartier, Asa Norte, Sala 401 - CEP: 70.701-010 - Brasília (DF) - 61 98305.1102 | 61 3245.6514 | 61 8311-6492
ubam.municipio@gmail.com
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International