Prefeitos assinarão convenio nos EUA
A Sede da OXFORD GROUP está situada na Flórida, onde participará também representantes da ONU

Após reunião com a OXFORD Group, sediada nos Estados Unidos, a União Brasileira de Apoio aos Municípios (UBAM) firmou parceria institucional que vai garantir a elaboração de projetos para grande parte dos Municípios filiados a entidade.
A reunião foi realizada nesta quarta-feira (30), com 43 participantes, entre eles prefeitos e auxiliares diretos, objetivando conhecerem a OXFORD, seus objetivos e em que as cidades poderão ser beneficiadas.
O presidente do Grupo OXFORD, Carlos Barbieri, fez uma importante explanação sobre as ações da instituição, que agora conta com uma parceria com a UBAM, visando garantir aos Municípios projetos que contemplarão as áreas de Turismo, Infraestrutura, Saneamento e Resíduos, sendo possível conseguir linhas de financiamento, tanto do BNDES, como com os recursos do governo brasileiro e verbas internacionais, sem custo nenhum para os entes federativos, representados pela UBAM.
Segundo o secretário internacional de negócios da UBAM, Marcelo Brisola, 2025 será um ano de grandes realizações para os Municípios, já que tem sido difícil, segundo ele, a elaboração desses projetos, devido à falta de recursos que a maioria das prefeituras enfrentam nesses últimos 20 anos, sendo quase impossível remunerar pessoal qualificado para apresentar esses projetos.
A superintendente nacional da UBAM, Alandy Cavalcante, que foi coordenadora do Projeto internacional Brasil/Japão, garantiu que a parceria entre a UBAM e a OXFORD possibilitará aos Municípios projetos que serão elaborados e custeados pelo governo americano, com execução garantida por recursos que a UBAM conseguirá com a bancada federal, através das emendas parlamentares, que chegaram a 42 milhões de reais por deputado, como também recursos de outras rubricas. Ela destacou a dificuldade que os Municípios enfrentam na elaboração de bons projetos, devido a essa escassez de recursos.
Para o presidente nacional da UBAM, Leo Santana, será importante a participação dos Municípios, cujos prefeitos precisarão assinar o Termo de Adesão na sede da OXFORD, na Florida, EUA, em março de 2025, cujos projetos terão o apoio da ONU, da qual a UBAM é signatária.
Segundo Leo Santana, alguns Municípios serão contemplados com a elaboração de Projeto, sem nenhum custo para a prefeitura, cujo valor chega a 1 milhão de dólares, garantido pelo governo americano, através da OXFORD.
Agência UBAM