quarta, 29 de março de 2023 - 18:32h

MEIO AMBIENTE


UBAM e Associação Rondoniense de Municípios se reúnem em Brasília
.
Por:

O presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Prefeito de Urupá, Célio Lang, participou de importante reunião na Sede Nacional da União Brasileira de Apoio aos Municípios (UBAM), nesta quarta-feira (29), para tratar do Programa Nacional de Compensação Ambiental, o PNCA, instituído pela entidade em 2022, após tratativas internacionais com a comunidade mundial que trata do aquecimento global, efeito estufa, degradação do meio ambiente, emissão e sequestro de carbono e controle de resíduos nocivos ao ecossistema.

A convite do presidente nacional da UBAM, executivo Leo Santana, a comitiva de Rondônia, liderada pelo Prefeito de Urupá e presidente da AROM, Célio Lang, foi composta também pelos prefeitos: Sidnei Borges (Município de São Felipe), Denair Pedro da Silva (Município de Alta Alegre) e Jurandir Oliveira (Município de Santa Luzia D`Oeste), secretários e assessores, além de Lenice Malta, Márcia Marçal e Kananda Gomes (Assembleia Legislativa de Rondônia).

Foram especialmente convidados o Rogério Abdala, ex-secretário Nacional de Saúde, que ocupou a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), bem como o General Paulo Assis.

No evento, o presidente nacional da UBAM, Leo Santana, fez uma explanação sobre o chamado ”Mercado Internacional de Carbono” e as principais formas de se conseguir a compensação ambiental, tanto para os entes federados como para o setor privado, destacando a riqueza ambiental dos Municípios rondonienses, além da sua forma acertada de preservação com responsabilidade.

Ele solicitou ao presidente da ARON, prefeito Célio Lang, o apoio da referida Associação que representa os Municípios rondonienses para a municipalização dos recursos que serão oriundos da comercialização de crédito de carbono, já que estas cidades terão sua certificação pela UBAM, que já assinou Protocolo com a ONU.

Destacou também a agenda de capacitação de agentes públicos, secretários municipais e gestores para manuseio e conhecimento da nova lei de Licitações, a Lei nº 14.133/21, que terá o apoio dos órgãos de controle externo.

Agência UBAM

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

UBAM - União Brasileira de Apoio aos Municípios
SEDE NACIONAL - SHN, Ed. Le Quartier, Asa Norte, Sala 401 - CEP: 70.701-010 - Brasília (DF) - 61 98305.1102 | 61 3245.6514 | 61 8311-6492
ubam.municipio@gmail.com
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International